falar da unidade perceptiva dos quatro parâmetros no evento sonoro é falar do fato de que é impossível ouvir uma altura que não tenha duração ou uma intensidade sem timbre: os quatro parâmetros estão para o evento sonoro como os momentos da força exprimida para a força recalcada sobre si. mas o ouvido acompanha sem qualquer problema o princípio formador de uma série de eventos sonoros que, mantendo três dos parâmetros constantes, varia um deles; isto é, o ouvido tem a capacidade de comparar o primeiro e o último som da série segundo a mesma qualidade. no entanto, se a mesma série de eventos sonoros, que varia em altura, também variar em duração, o ouvido não tem a capacidade de comparar segundo uma mesma qualidade a duração e a altura. do mesmo modo, é impossível imaginar uma figura geométrica, por exemplo, um hexágono, sem marcar na imaginação a borda que o constitui por uma descontinuidade entre duas cores, por exemplo, um hexágono preto num fundo branco. mas, enquanto os olhos conseguem comparar a cor branca com a cor negra (e isso é condição para a percepção da figura hexagonal), não conseguem compará-la com a figura hexagonal, que poderia ser comparada com uma pentagonal. no entanto, diferentemente da relação entre o 'parâmetro figura' e o 'parâmetro cor', que efetivamente são produtos de propriedades físicas distintas (a distribuição das ondas eletromagnéticas e a frequência dessas ondas), o parâmetro altura e o parâmetro duração são produto de uma mesma propriedade física (a frequência das ondas eletromagnéticas). isto é: no campo acústico-auditivo, existe uma não coincidência entre a estrutura de determinação do fenômeno físico e a estrutura de determinação da percepção. também não se pode conceber a frequência da onda sonora enquanto fenômeno físico em continuidade com seu comprimento ou sua largura, mas se pode sem problemas conceber em continuidade uma frequência ouvida como ritmo e uma frequência ouvida como altura. em síntese, a percepção do evento sonoro é una, mas é perceptivelmente analizável em quatro parâmetros que não tem sentido isoladamente; também a onda sonora acústica é una e analizável segundo parâmetros distintos, mas esses parâmetros não coincidem com os parâmetros da percepção. o fundamento dessa discrepância é a estrutura do aparelho auditivo: assim como percebemos as cores em um continuum tripolar, ainda que o fenômeno físico que isso reflete é o continuum bipolar da frequência da onda eletromagnética.
essa discussão é um preâmbulo necessário à compreensão das transições propostas por stockhausen, como aquela entre a altura e a duração na estrutura X de kontakte.