- PRIMEIRA PARTE:
- "Porque o orgulho da aristocracia suburbana está em ter todo o dia jantar e almoço, muito feijão, muita carne-seca, muito ensopado -- aí, julga ela, é que está a pedra de toque da nobreza, da alta linha, da distinção." (página 23)
- "O Bilac -- conhecem? -- quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão Seu Bilac. A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja." [Ricardo Coração dos Outros, violonista] (p. 25)
- "Casara, para ela, não era um negócio de paixão, nem se inseria no sentimento ou nos sentidos: era uma idéia, uma pura idéia. Aquela sua inteligêngia rudimentar tinha separado da idéia de casar o amor, o prazer dos sentidos, uma tal ou qual liberdade, a maternidade, até o noivo. Desde menina, ouvia a mamãe dizer: 'Aprenda a fazer isso porque quando você se casar...'" (p. 38)
- SEGUNDA PARTE:
- "Pela primeira vez notava que o self-help do governo era só para os nacionais; para os outros todos os auxílios e facilidades, não contando com a sua anterior educação e apoio dos patrícios. E a terra não era dele? Mas de quem era então, tanta terra abandonada que se encontrava por aí? Ela vira até as fazendas fechadas, com as casas em ruínas... por que esse acaparamento, esses latifúndios inúteis e improdutivos?" (p. 98)
- "[...] em outros muitos havia sentimento mais puro, desinteresse e sinceridade. Eram os adeptos desse nefasto e hipócrita positivismo, um pedantismo tirânico, limitado e estreito, que justificava todas as violências, todos os assassínios, todas as ferocidades em nome da manutenção da ordem, condição necessária, lá diz ele, ao progresso e também ao advento do regime normal, a religião da humanidade, a adoração do grão-fetiche, com fanhosas músicas de cornetins e versos detestáveis, o paraíso enfim, com inscrições em escritura fonética e eleitos calçados com sapatos de sola de borracha!..." (p. 115)
- "A simpatia dos desinteressados, da população inteira, era pelos insurgentes. Não só isso sempre acontece em toda a parte, como particularmente, no Brasil, devido a múltiplos fatores, há de ser assim normalmente. Os governos, com os seus inevitáveis processos de violência e hipocrisias, ficam alheados da simpatia dos que acreditam nele; e demais, esquecidos de sua vital impotência e inutilidade, levam a prometer o que não podem fazer, de forma a criar desespereados, que pedem sempre mudanças e mudanças." (p. 119)
- TERCEIRA PARTE:
- "Olhou o céu, os ares, as árvores de Santa Teresa, e se lembrou que, por estas terras, já tinham errado tribos selvagens, das quais um ddos chefes se orgulhava de ter no sangue o sangue de dez mil inimigos. Fora há quatro séculos. [...] Tinha havido grandes e inúmeras modificações. Que fora aquele parque? Talvez um charco. Tinha havido grandes modificações nos aspectos, na fisionomia da terra, talvez no clima... Esperemos mais, pensou ela" (parágrafo final, p. 173)
jul 7 2014 ∞
oct 12 2014 +