|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
estou lendo
o que li
Não gostei tanto quanto esperava, mas acho que é porque tive muita expectativa. Achei o começo muito parecido com o filme, só que mais enrolado kk Da metade pra frente foi uma ótima leitura.
Então, eu tava achando que era um livro e não um ensaio, ai fiquei meio broxa. Masss foi uma boa leitura. É pra reforçar que o capitalismo não nos da certeza da vida, da natureza e nem do amanhã.
Sempre quis ler Gramsci e desde quando comprei esse livro tava enrolando a leitura. Gostei e me deu mais vontade ainda de ler outros textos dele. Tem muita coisa nesses textos que ainda dão uma boa reflexão sobre a nossa postura nos dias de hoje. Um dia ainda tomo coragem e leio o Cadernos do Cárcere
Acho que a leitura desse livro foi a maior surpresa que tive nos últimos meses. Eu tinha uma expectativa muito diferente do que ia encontrar e, no lugar dela, recebi um escrito prazeroso e um personagem às vezes incrivelmente similar a mim.
Longe de desanimar, tudo que leio me faz crer ainda mais que estou no caminho certo. Não é que não temos alternativas, é que não ganhamos ainda.
Acho que nada no livro é de fato novidade. Mas ainda assim atormenta. Tanto o texto do Césaire quanto a cronologia feita pela Ed. Veneta é algo importante, mesmo que um pouco doloroso, de ler. E o que fica é nítido: contra a humanidade para poucos, defenderemos a humanidade de verdade. "'Transformar o mundo', disse Marx, 'Mudar a vida', disse Rimbaud: essas duas palavras de ordem são, para nós, uma só" (Breton)
Foi um livro tranquilo de ler e mesmo tendo algumas discordâncias, considero que é cada vez mais importante a gente fazer leituras do tipo. É foda demais viver cansado e culpado e não saber localizar o que causa nossa dor.
o que quero ler