|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
yareta ou la llareta (azorella compacta), é uma planta endêmica de regiões da américa do sul. parece musgos crescendo sobre pedras, mas na verdade elas crescem assim mesmo, arredondadas, e apesar de parecerem fofas por dentro, na verdade são duras como se realmente existisse uma pedra por baixo. as plantas desta espécie são conhecidas como uma das espécies mais antigas do mundo. elas crescem apenas 1cm por ano, e a maioria das plantas dessa espécie encontradas no chile e tem mais de 3,000 anos de idade.
a “copa tímida” (ou, em inglês, “crown shyness”) é um fenômeno que ocorre naturalmente em algumas espécies arbóreas, no qual as coroas de árvores vizinhas de altura similar não se tocam, mas ficam separadas por uma lacuna.
lírios sandhof. enormes campos de crinum paludosum florescem na fazenda sandhoff situada a cerca de 40 km de maltahöhe, na namíbia. também conhecidos como lírios bushveld vlei, só florescem no meio-dia em áreas pantanosas, depois de muitas chuvas seguidas e dura de seis a sete dias antes de mudar de cor de rosa para branco e depois murchar.
o cajueiro de pirangi, localizado na praia de pirangi do norte, em parnamirim, rio grande do norte, cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o livro dos recordes, em 1994, como o maior cajueiro do mundo.
a vila de houtouwan na ilha de shengshan, parte do arquipélago de shengsi na costa leste da china, depois de décadas de abandono, foi tomada por um manto de plantas trepadeiras exuberantes. houtouwan já foi uma próspera vila de pescadores, com uma população de mais de 3.000 residentes na década de 1980. no entanto, por causa de sua localização remota e de difícil acesso, seus moradores começaram a se mudar nos anos 90. em 2002, a vila foi oficialmente despovoada e incorporada a uma vila próxima.
depressão de danakil