O perfil profissiográfico da empresa deve ser elaborado pelos gestores em conjunto com a área de RH. Essa atividade faz parte do planejamento estratégico e deve possuir a descrição detalhada dos cargos e as exigências por ele demandadas.
Algumas características essenciais devem ser observadas para os profissionais, dentre elas:
Conhecimentos necessários e desejáveis ao bom desempenho do cargo, normalmente direcionados à formação e aos aprendizados constantes. Habilidades necessárias e desejáveis ao cargo relativas à aptidão do indivíduo, à disposição inata para exercer determinada atividade. Experiência: trata-se do conjunto de experiências acumuladas ao longo da carreira e que habilitam o profissional ao exercício da atividade. Um cargo de gerência, por exemplo, demanda experiência prévia no setor que será supervisionado.
Formação: refere-se à capacitação formal exigida para o exercício da função, define os níveis necessários de aprimoramento e especialização. Se o cargo oferecido demanda conhecimentos específicos, é essencial contratar alguém formado na área. Biotipo: diz respeito às características físicas exigidas para o cargo. Algumas funções podem exigir aptidões corporais como peso e altura para serem desenvolvidas de maneira satisfatória e sem colocar em risco a segurança do trabalhador.
Características psicológicas: referem-se às precondições de maturidade do indivíduo, no que diz respeito à personalidade e ao comportamento exigidos para o cargo. As definições e a avaliação do perfil psicológico do candidato devem ser feitas por um psicólogo especializado.
Competências: capacidade colaborativa (trabalho em equipe), comprometimento, boa comunicação oral e escrita, capacidade criativa e inovadora, empreendedorismo, flexibilidade, liderança, organização, orientação para resultados, poder analítico, proatividade, visão estratégica etc.