dia 01

    • estudo aprofundado do Cinema Novo e breve contextualização histórica ✓
    • falta de diretoras nesse contexto (ver trecho Tizuka Yamasaki) ✓
    • preparo do terreno para os anos 1980 ✓
    • em que situação o cinema chega em 1980 + contextualização histórica ✓
    • em quais condições essas mulheres lançam seus primeiros longas? ✓
      • diferenças diretores homens x mulheres
      • orçamento?
      • distribuição?
      • público?
    • exibição Amor Maldito (1984), Adélia Sampaio ✓
    • reler entrevista com a diretora ✓
    • relacionar o relato com os dados anteriores ✓
      • em quais condições o filme foi produzido e exibido ✓
    • comparação com o filme Bete Balanço (1984), Lael Rodrigues em relação a temática lésbica

dia 02

    • citar A Hora da Estrela (Suzana Amaral, 1985), Parahyba Mulher Macho (Tizuka Yamasaki, 1983) e Eternamente Pagu (Norma Bengell, 1987) exemplificando suas sinopses e o contexto de suas personagens ✓
    • pesquisa mais aprofundada sobre as personagens
    • chamar atenção para a recorrência de personagens femininos importantes historicamente ✓
      • teorizar por que isso ocorre nos anos 80 de forma tão forte ✓
      • como essas personagens são representadas: protagonistas ao invés de apagadas pela história, sem glamorização (A Hora da Estrela), além de seus pares românticos ✓
    • a existência de um cinema feminino
      • o que define um cinema feminino?
      • por que é considerado uma classificação pejorativa, de desvalorização?
      • deve existir essa "separação"?

dia 03

    • exibição Que Bom Te Ver Viva (1989), Lúcia Murat
    • filme como exemplo de um cinema feminino
      • por que pode ser considerado dessa maneira?
      • por que é importante que ele seja feminino?
      • no que agrega?
    • pesquisar outros filmes com a temática da ditadura dirigidos por homens e fazer uma comparação
      • quais são as principais diferenças?
      • entrevista com Lúcia Murat sobre a ditadura e o processo de colocar a experiência em seus filmes (Lúcia Nagib)
      • relacionar essa fala com outras experiências exclusivas do universo feminino e uma potencial explicação da existência desse cinema
mar 28 2017 ∞
may 2 2017 +