|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
"Nunca Se pode saber o que se deve querer, pois só se tem uma vida e não se pode nem compará-la com as vidas anteriores nem corrigi-la nas vidas posteriores."
"Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É isso que leva a vida a parecer sempre um esboço."
"Poder viver apenas uma vida é como não viver nunca."
"Em trabalhos práticos de física, qualquer aluno pode fazer experimentos para verificar a exatidão de uma hipótese científica. Mas o homem, por ter apenas uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipótese por meio de experimentos, por isso não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a seu sentimento."
"Todos acreditamos que é impensável que o amor de nossa vida possa ser uma coisa leve, uma coisa que não pese nada; achamos que nosso amor é o que devia ser; que sem ele nossa vida não seria vida."
"(...)onde o universo é apensa um gigantesco campo de concentração de corpos que se assemelham e cujas almas são invisíveis."
"O homem, inconscientemente, compõe sua vida segundo as leis da beleza mesmo nos instantes do mais profundo desespero(...); se pode, com razão, criticar o homem por ser cego a esses acasos, privando assim a vida da sua dimensão de beleza."
"Ela parecia temer que alguém pudesse lhe dizer um dia: "Seu lugar não é aqui! Volte para lá de onde veio!"
"Aquele que quer continuamente "se elevar" deve contar ter vertigem um dia. O que é vertigem? Medo de cair? Mas por que temos vertigem num mirante cercado por uma balaustrada sólida? Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa. É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrai e nos envolve, é o desejo da queda do qual logo nos defendemos aterrorizados."
"Eu poderia dizer que a vertigem é a embriaguez causada pela própria fraqueza."