INTP-T
- Os INTPs são solucionadores de problemas conceptuais. São intensamente intelectuais e lógicos, com flashes de inteligência criativa.
- Os INTPs são normalmente pensadores engenhosos e originais. Valorizam a sua própria inteligência, têm um forte impulso para a competência pessoal e são interessados em desafiar as outras pessoas a tornarem-se mais competentes também.
- Porque os INTPs confiam tão intensamente na sua análise lógica, podem ignorar o que é importante para os outros. Se alguma coisa não é lógica, os INTPs correm o risco de descartá-la, mesmo que isso seja importante para eles.
- Os INTPs são excelentes em detectar falhas numa ideia, mas são mais reticentes em expressar o seu apreço. Podem ficar paralisados com uma pequena falha numa parte de um plano e impedir que o projecto inteiro seja concluído apenas porque se recusam a aceitar que um detalhe ilógico permaneça junto ao restante.
- Podem perder interesse e não se aplicarem até à conclusão
- Têm pouca tolerância para com a redundância ou trabalhos detalhados
- Capazes de trabalhar sozinhos e concentrarem-se bem
- Bons em planeamento de longo prazo
- Capazes de analisar problemas com grande compreensão
- Arquitetos de sistemas e ideias criativas
- Constante sentimento de necessidade de mudança
- Um dos Tipos mais frequentemente relacionados à leitura. Isso faz deles os Tipos mais sedentos por conhecer o funcionamento das coisas. Antes de criar teorias ou construir algo, o INTP preferem ler, conhecer, estudar e analisar. Estes Tipos tem uma grande capacidade de concentração e se tornam pessoas presas a livros com facilidade. Podem chegar momentos em que o INTP deixe de lado suas responsabilidades para se aprofundar em uma leitura rica, sempre buscando conhecer algo complexo, e sempre com um ceticismo próprio deste Tipo.
- I (Introversão): Pessoas Introvertidas tem seu foco em seus pensamentos e sentimentos. Não é que eles sejam individualistas, fechados, anti-sociais ou egoístas, mas valorizam o trabalho pessoal, a conservação de energia, crescimento individual e a opinião própria. Geralmente estas pessoas preferem trabalhar sozinhos e cansam em atividades grupais excessivamente ativas.
- N (Intuitivo): Aqueles que poderíamos chamar de “viajados”. Pessoas assim costumam pensar mais do que agir por confiar na sua intuição para assimilar informações. Eles costumam se mover nas questões, e assim estão sempre em contato com teorias próprias e de outros. São imaginativos e criativos, bons em entender a ideia geral e entender as conexões e ligações delas.
- T (Racional): Os racionais são aqueles que valorizam seu lado lógico para entender as coisas. Geralmente entendem o mundo através de modelos rígidos. Valorizam as regras e leis que regem as ciências, pois estas são baseadas na razão. Por vezes podem ser demasiadamente durões e firmes, é pelo fato de valorizarem a justiça e o cumprimento dos objetivos sem interferência dos sentimentos.
- P (Perceptivo): Os perceptivos costumam ter a sua percepção do mundo evidente. Apresentam-se resistentes a um julgamento prévio, e costumam deixar para decidir no momento em que reunirem o maior número de informações. São procrastinadores, mas bons improvisadores, sabendo lidar com novas informações sem a necessidade de planejamento.
- Dominant introverted thinking
- Auxiliary extraverted intuition
- Tertiary introverted sensing
- Inferior extraverted feeling
- INTPs tend to be less at ease in social situations or in the "caring professions." They prize autonomy in themselves and others. They generally balk at attempts by others to convince them to change, at which they respond by being even less conformist than they otherwise would be. They also tend to be impatient with the bureaucracy, rigid hierarchies, and the politics prevalent in many professions.
- INTPs accept ideas based on merit, rather than tradition or authority.
- INTPs are often haunted by a fear of failure, causing them to rethink solutions many times and second-guess themselves.
(x) (x) (x) (x)
dec 9 2015 ∞
jan 2 2016 +