- Mente: extrovertido: 38%
- Energia: intuitivo: 47%
- Natureza: Pensante 10%
- Táticas: explorador 15%
- Identidade: cauteloso 16%
- “Siga o caminho arriscado do pensador independente. Exponha suas ideias aos perigos da controvérsia. Diga o que você pensa e tenha menos receio do rótulo de louco do que do estigma da conformidade. E, nos assuntos que são importantes para você, levante-se e faça-se ouvir, a qualquer custo.” Thomas J. Watson
- O tipo de personalidade ENTP é o maior advogado do diabo, vibrando no processo de retalhar argumentos e crenças e deixando os estragos no ar. Ao contrário de sua parte Julgadora (J) mais determinada, os ENTPs não fazem isso porque estão tentando alcançar algum propósito mais profundo ou um objetivo estratégico, mas sim porque é divertido.
- Ninguém ama mais o processo de debate mental do que os ENTPs, visto que dá a eles a chance de exercitar sua inteligência rápida, grande base de conhecimentos acumulados, e capacidade de conectar ideias separadas para comprovar uma ideia.
- Uma justaposição estranha surge com os ENTPS, visto que são extremamente honestos, mas irão argumentar incansavelmente por algo que nem ao menos acreditam, se colocando no lugar de alguém para ver a verdade através de outra perspectiva
- Fazer o advogado do diabo ajuda pessoas com o tipo de personalidade ENTP não só a desenvolver uma ideia melhor sobre a razão de outra pessoa, mas também a entender ideias opostas – já que os ENTPs são os que estão discutindo.
- Tendo um certo prazer em ser menos favorecido, o ENTP aproveita o exercício mental encontrado em questionar o modo de pensamento dominante, tornando eles essenciais para a reformulação de sistemas ou para agitar as coisas e enviá-las em novas direções inteligentes. Porém, eles ficarão infelizes gerenciando mecanismos rotineiros para realmente implementar suas sugestões
- Os de personalidade ENTP amam fazer brainstorm e pensar grande, mas irão evitar fazer o trabalho braçal a qualquer custo. Os ENTPs só formam cerca de 3% da população, o que está ótimo, pois os permitem criar ideias originais, e depois dão um passo para trás e deixam que outros tipos de personalidades assumam as logísticas de implementação e manutenção.
- A capacidade de debate do ENTP pode ser irritante – enquanto muito apreciada quando necessário, pode sair pela culatra quando eles passam por cima de outras pessoas, como por exemplo, questionando seus chefes em uma reunião ou destruindo tudo que seu parceiro diz. Isso se torna ainda mais complicado com a honestidade exagerada do ENTP, visto que esse tipo não poupa palavras e se preocupa pouco ao ser visto como sensível ou compassivo
- Tipos parecidos se dão bem com pessoas do tipo de personalidade ENTP, mas tipos mais sensíveis, e a sociedade em geral, normalmente são contra conflitos, preferindo sentimentos, conforto, e até mesmo mentirinhas ao invés de verdade cruel e da racionalidade dura.
- Tratando os outros como gostariam de ser tratados, os ENTPs não tem paciência para serem mimados, e não gostam que as pessoas fiquem enrolando, principalmente quando pedem um favor. As personalidades ENTP encontram-se sendo respeitados por sua visão, confiança, conhecimento, e senso de humor diferenciado, mas lutam para utilizar essas características como base de amizades ou relacionamentos.
- Os ENTPs tem uma estrada maior a sua frente quando se trata de aproveitar suas habilidades naturais – a sua independência intelectual e visão livre de estruturas são muito valiosas quando eles estão no comando, ou, pelo menos, próximos de alguém que está; mas até chegar lá, eles precisam lutar muito com suas características
- Uma vez que eles asseguraram uma posição, os ENTPs precisam lembrar que, para que suas ideias se tornem realidade, eles irão sempre depender de outros – se eles passarem mais tempo “ganhando” discussões do que construindo o consenso, muitos ENTPs vão descobrir que não possuem o apoio necessário para atingir o sucesso.
- Fazendo o advogado do diabo tão bem, pessoas com esse tipo de personalidade podem descobrir que o desafio intelectual mais complexo e gratificante é entender uma perspectiva mais sentimental, e debater consideração e compromisso junto com a lógica e o progresso.
jun 3 2015 ∞
jun 3 2015 +