— EM SAGITÁRIO:
"Nativos com o signo de Sagitário colorindo seu Ascendente sentem que o mundo é um lugar cheio de aventuras, com coisas novas para experimentar a todo instante e, acima de tudo, um lugar bom, que traz muitos aprendizados. Passam uma primeira impressão de entusiasmo, mesmo que este não seja demonstrado o tempo todo. Grandes planos, vontade de explorar e fazer coisas diferentes são os principais temas, embora segui-los à risca talvez não seja uma característica tão forte devido à abrangência de possibilidades a serem exploradas.
A liberdade é uma de suas maiores bandeiras, assim como o prazer de viver em todos os seus atos, por menores que sejam, como se fossem eternos viajantes, descobridores dos sete mares, que não suportam a monotonia. Sendo assim, transmitem positividade, mesmo que para alguns a sua forma de encarar a vida seja considerada imatura.
Sentem que a vida pode ser vivida com alegria, gratidão, brilho nos olhos e confiança em algo maior, independentemente de quais crenças alimentam seu coração, alimentando uma percepção de que a vida é um movimento constante, um ir e vir repleto de imprevistos. Compreender isso é libertador, pois quem muito quer controlar, uma hora acaba perdendo a direção de tudo.
Tendem a conseguir contornar quaisquer situações imprevistas e passar por cima de obstáculos, seguindo sempre em frente em situações de perdas ou frustrações. A tristeza é sentida quando necessário, mas, limitada a um determinado prazo de validade pois sentem que logo ali mais adiante tudo poderá ser bem melhor. O coração tende a ser mais generoso e seus desejos grandiosos. Há também um maior senso de justiça, mas também uma chance de entender as leis de forma muito subjetiva.
Nem todos com esse posicionamento são extrovertidos, mas geralmente têm um jeito de ser que passa confiança e otimismo à primeira vista. Tendem a ser pessoas com uma postura mais tranquila e cheia de esperanças, sendo bastante positivas em relação ao futuro. Na verdade, podem existir duas energias que se alternam: uma aventureira e com mais fé e outra mais pé no chão, mais animalesca e materialista. Possuem um temperamento mais inquieto e na maioria das vezes são pessoas ativas que não gostam de se sentir limitadas. Sentem que precisam de movimento e parecem estar sempre procurando por algo melhor ou diferente, se interessando por novas ideias ou lugares onde possam sorver bastante conhecimento.
Mesmo os mais quietos estão de alguma forma sempre em busca de novas experiências. Por conta dessa maior vontade de explorar, provavelmente têm muitos conhecidos, mas poucos amigos de verdade. Tendem a gostar de animais, atividades ao ar livre, jogos, viagens e aventuras seguras. Caso o Ascendente não seja bem trabalhado, a pessoa poderá ser muito ríspida, fazendo comentários cáusticos que podem machucar os outros. Desta forma, deverá tomar cuidado para que a sua sede por independência não seja impeditiva, para que consiga ter relacionamentos equilibrados e completos. Para isso, também precisa voltar-se um pouco mais para dentro de si.
Uma das características mais distintas dos nativos com este ascendente é a sua possível vontade de manter um senso de humor presente. Mesmo que não pareça, são capazes de rir consigo mesmos e suas falhas e quando estão se sentindo por baixo, geralmente conseguem encontrar graça na vida e se divertirem com o que têm no momento. Podem até chamá-los de ingênuos ou excessivamente otimistas, mas o fato é que costumam ter sua própria definição de fé e bem-estar.
Por serem agregadores por natureza, podem ser ótimos quando lhes é confiada a missão de convergir interesses, pois podem ter bastante desenvoltura para alinhar questões opostas, até chegarem a um consenso. Suas ideias e opiniões são geralmente interessantes, curiosas e instigantes. Costumam também ser muito sinceros, aliás, podem ser bastante diretos às vezes, mas, também simpáticos o suficiente para que os outros os perdoem pela franqueza excessiva. Vão tão direto ao ponto, que às vezes falar a verdade na cara pode parecer falta de tato ou diplomacia.
A falta de concentração pode ser uma constante, pois alguns vivem sempre em busca de alguma coisa, mesmo que não saibam exatamente o quê. Dessa maneira, manter o foco em apenas um objetivo pode ser mais difícil, fazendo com que prometam muito e não entreguem tanto. A dica é conhecer seus limites, prestando mais atenção às coisas que têm para fazer e que estão ao seu redor. Como a procrastinação pode ser outra característica presente, é sempre constantemente lembrarem da frase: "primeiro a obrigação, depois a diversão".
O planeta regente do ascendente em Sagitário é Júpiter, que como regente, engrandece o espírito e torna o entendimento e conhecimento com as leis de Deus mais importantes para sua evolução. Analise a qualidade de Júpiter no seu mapa astral pois ele é um astro relevante em sua vivência astrológica. O posicionamento de Júpiter dará mais pistas de como o nativo se expressa. Por exemplo, Júpiter em Capricórnio pode conferir uma abordagem mais sarcástica, mas debaixo disso uma forte esperança e vontade de aproveitar a vida. Júpiter indica como a pessoa lida com sua abundância material, espiritual e de ideias. Também revela sobre a disposição em viajar, as oportunidades de expansão na vida, as ideias e os cursos superiores. Mostra a disposição em se abrir para todo o potencial que o mundo tem a oferecer.