— EM ESCORPIÃO:
"Escorpião é um signo ligado ao oculto e que possui afinidade com os ciclos da vida. Ao colorir a lua em um mapa astral, pode aumentar a obstinação do nativo e gerar uma grande intuição, geralmente utilizada em benefício próprio em suas estratégias e objetivos pessoais. São pessoas mais difíceis de se chocar com qualquer coisa, parecem sempre estar preparados para absorver impactos.
Este é um posicionamento onde a lua está em sua queda, podendo se manifestar de diversas maneiras. Mas, em todas elas, aplica uma intensidade emocional potente e diferenciada. É uma lua de extremos: ou sentem algo de uma forma quase obsessiva, ou praticamente tratam o estímulo emocional de forma quase neutra. Geralmente não se contentam em se manter sob a superfície das coisas e das suas próprias emoções, investigam instintivamente para lidar no nível de suas raízes. Essa capacidade de enxergar o que não é óbvio pode ser intimidadora para alguns, embora atraente e interessante para outros.
A pessoa estará, mesmo que inconscientemente, sempre analisando a alma humana em uma eterna busca para entender a si próprio e aos outros, como se ficasse constantemente fazendo uma revisão dos seus conceitos. Dessa forma, só se sentirá confortável quando pode ser ela mesma, sem medo de explorar os caminhos que levam ao autoconhecimento e confrontando quaisquer medos que estejam enraizados.
No ambiente familiar poderá ser mais reservada, poucos terão o privilégio de entrar em contato com a sua intimidade mais profunda. Em uma relação, a intimidade será um fator crucial. Em seu lado mais sombrio, esse posicionamento pode aumentar a insegurança e a sensação de não saber lidar com questões emocionais mais profundas, algo que abre caminho para desconfiança, ciúme e controle do outro.
A relação entre conforto e segurança dos nativos com esse posicionamento não está totalmente atrelada aos aspectos materiais da vida, mas sim, ao domínio do mundo das emoções, da sensação de ter o controle, assim como ao sustento de seus desejos. Parecem atrair inconscientemente certa agitação para o seu mundo interior através de experiências emocionais intensas, de forma natural e quase automática, como se isso eventualmente alimentasse sua zona de conforto. Sempre que estão em uma fase mais calma, pode haver certa necessidade de testar seus próprios limites, algo que os fará se enveredarem por situações que tragam fortes emoções. A melhor maneira de lidar com tal necessidade é tentar entender esse fluxo e, caso seja validado, aceitá-lo pacificamente, mas entender que nem sempre a vida será recheada de intensidade. Um maior potencial de sucesso em sua vida emocional acontece quando aprendem a ter mais controle e disciplina sobre seus desejos emocionais.
Em um relacionamento, os nativos podem ter preferência por uma ligação emocional mais intensa com o parceiro, quase como uma ligação de almas, entre o ponto mais íntimo de si e do outro. Amam e odeiam com a mesma intensidade. Se sentirem que este elo está pela metade ou a relação é sem sentido, não rola, pois tendem a se sentir incompletos. Acham difícil confiar cegamente nas pessoas, já que estão sempre desconfiados de seus pensamentos e planos, por isso geralmente abrem seus sentimentos para poucos. Os que usam seus poderes de persuasão ou investigação para nutrir relações íntimas honestas e positivamente controladas, são os mais felizes, sendo amigos ou amantes interessantes, protetores, agregadores e gratificantes.
Tendem a ser um pouco mais possessivos com amigos e pessoas próximas, tendo bastante receio de serem traídos, pois enxergam com mais facilidade a alma humana e suas falhas, conhecendo seus potenciais. Com isso, pode haver uma certa tendência à manipulação quando surgem suspeitas, algo que pode ser exaustivo para seus pares. No fundo, desejam apenas que o(a) parceiro(a) consiga dar algum tipo de prova de confiança e lealdade, pois acham que com isso se sentem seguros e podem estar 100% comprometidos a defender e serem defendidos pelo par.
Seu foco emocional pode girar em torno de coisas sensuais, sexo e assuntos obscuros e secretos, cortesia do signo de Escorpião. Podem também ter o hábito de guardar erros que foram cometidos por outros no passado, sendo mais difícil alcançar o perdão (embora nem sempre isso fique aparente). Por conta disso, ressentimentos, culpa e desejo de vingança vez ou outra podem a aparecer, mas precisam ser superados. Devem aprender a deixar estas coisas de lado ou sua saúde pode ser afetada, portanto, quem possui este posicionamento complexo da lua deve aprender sempre a depurar e lidar com seus próprios sentimentos em vez de reprimi-los."
— NA CASA 12:
"A Lua na Casa 12 traz mais sensibilidade para assuntos transcendentais, embora absorver tantas emoções e sentimentos através de sua empatia pode drenar suas energias. Por isso, às vezes o nativo precisa recarregar suas baterias, encontrando formas de se afastar para um necessário mergulho em seu interior para refletir e tentar entender o que está sentindo. Uma viagem relaxante, meditação, ou até mesmo a prática de ioga e afins.
Porém, enquanto essa necessidade é válida, não pode virar uma rotina frequente, pois pode trazer sentimentos de isolamento, com o nativo se sentindo só e ignorado. Há também o risco de deixar suas responsabilidades em segundo plano. Para extravasar seu senso compassivo, o nativo pode realizar ações sociais ou estar em meio a instituições de caridade, hospitais ou em qualquer outro lugar onde possa ajudar.
Pode preferir não ter tanto contato com o público, agindo mais dos bastidores através da captação de recursos, doações ou algum trabalho administrativo, auxiliando os necessitados e se aproximando ainda mais da elevação espiritual. Porém, precisa ter cuidado com pessoas que só querem tirar vantagem de sua boa vontade."