— EM CANCER:
"Pessoas com o Sol em Câncer geralmente precisam se sentir parte de uma família, criando ou mantendo laços mais fortes com as pessoas e com seu lar. Tais laços não precisam necessariamente ser laços sanguíneos, mas algo que consiga passar de forma clara um senso de pertencimento e comunhão. Gostam de nutrir os outros tanto quanto gostam de ser nutridos, sempre prontos para fornecer apoio cuidando de quem esteja necessitado. Muito embora, nesse sentido, também possam ser um tipo de esponjas emocionais, sentindo bastante a energia emocional das pessoas e do ambiente onde estão inseridos. Dessa forma, pessoas mais harmoniosas lhe fazem bem, enquanto as mais deprimidas podem drenar sua energia emocional.
Com sua essência direcionadora (cardinal, mas temperamental, de lua) e um modo de operação mais atrelado às emoções, podem valorizar bastante o passado e as tradições. Como um desdobramento do seu desejo por laços, podem desenvolver um certo interesse por genealogia, patriotismo, objetos históricos, tradições, antiguidades, fotos, lembranças ou história em geral. Têm uma forte necessidade de segurança e, como os temas lar e família costumam trazer uma maior proteção pessoal, eles vêm sempre à tona em sua vida, fazendo-os querer estar sempre por perto daqueles que amam. Alguns até podem sofrer com a ausência dos entes queridos, por isso o ideal seria desapegar um pouco, afinal, todos precisam de espaço vez ou outra.
Por ser um signo regido pela Lua, planeta que governa as emoções, o ritmo lunar, ou seja, as fases da lua em cada dia são importantes indicadores a serem levados em consideração pelos cancerianos pois podem afetar diretamente o seu humor.
Seu apreço a seus entes queridos é algo notável, mas o gosto pela tranquilidade da vida doméstica não impede o canceriano de desfrutar de viagens e aventuras, afinal, é um signo tenaz de qualidade cardinal, que aponta a direção. Mas, independente do tempo e da distância de onde estejam, precisam saber e sentir internamente que têm um lar para voltar. Mesmo que não possam ficar muito em casa, sente que é bom ter essa noção de retorno ao lar sempre presente em seus corações.
Cancerianos provavelmente acham mais difícil desatrelar sentimentos de pensamentos. Podem viver tão imersos em suas emoções que às vezes não percebem como isso pode ser de certa forma considerado egocêntrico, pois com isso, pode vir a sensibilidade em demasia. Têm também bastante determinação para alcançar seus objetivos e, apesar dessa sensibilidade, têm força de vontade (mais uma herança da cardinalidade do signo) e não veem dificuldades em expressar seus desejos e perseguir seus objetivos. Geralmente encontram uma maneira de obter o que desejam e trabalham duro para alcançá-los, garantindo não só o seu bem-estar como o das pessoas que os orbitam.
O seu principal símbolo astrológico é o caranguejo e existem certos comportamentos associados a ele. Assim como o caranguejo anda de lado em vez de andar para frente, pessoas com o Sol em Câncer podem usar uma abordagem indireta na realização de seus objetivos. Em vez de confrontarem diretamente ou pedirem alguma coisa, são mais propensos a recorrerem ao uso do apelo emocional, do comer pelas beiradas, daquele jeitinho especial... Por exemplo, podem obter colaboração de outros fazendo com que se sintam queridos, cuidados, íntimos e confortáveis, por exemplo.
Outro fator que podemos associar aos cancerianos é a autodefesa. Ao menor sinal de provocação ou ameaça, o caranguejo se esconde rapidamente na areia ou dentro de uma concha até se sentir mais seguro ou se colocar em uma posição defensiva. Assim, cancerianos que se sentem ameaçados ou suspeitam que seus objetivos podem não ser bem-sucedidos, muitas vezes escondem o que realmente querem até que um momento mais propício ao sucesso aconteça.
Tendem a reagir emocionalmente ao que acontece em suas vidas. Ou seja, antes de decidirem agir e antes mesmo de refletirem sobre qualquer situação, precisam expressar seus sentimentos como prioridade. Suas oscilações de humor às vezes podem ser difíceis de ser compreendidas por outras pessoas que não entendem seu alto fluxo emocional interior. Dessa forma, podem estar bem em um minuto e pra baixo no outro.
Pode haver também uma tendência natural a guardar seus problemas para si. Na maioria das vezes, têm excelente memória e isso faz com que fiquem lembrando do passado, como as coisas eram em determinada época. Podem gostar também de colecionar coisas, especialmente se tiverem algum valor sentimental. Isso aumenta mais sua sensação de segurança e cria raízes. Também tendem a ser mais conservadores e intuitivos. Muitos cancerianos são bem-sucedidos na vida por conta de um cuidado genuíno com o bem-estar dos outros, algo que inspira lealdade, cooperação e compaixão."
— NA CASA 9:
"O Sol na nona casa pode indicar uma ambição voraz por conhecimento, e confere aos nativos a busca por todo tipo de estímulo que leve à sabedoria. Também vitaliza todas as tentativas de expansão e crescimento pessoal.
Os nativos costumam ser mais estudiosos, fascinados pelo saber e pela ideia de transpor barreiras, até mesmo as territoriais. A atração exercida pelo que é estranho, distante ou exótico pode ser grande, como também pelo misticismo e filosofia, fomentando um desejo por descobrir como operam as engrenagens cósmicas, o significado da vida e de todos os acontecimentos. Sente que os sonhos e grande projetos devem ser contemplados e estudados.
Há mais disposição para realizar grandes feitos na vida, desenvolvendo também a reciprocidade. Ou seja, quando ajuda, é sempre ajudado de volta - e quem recebe a ajuda torna-se uma pessoa com mais potencial de crescimento pela experiência proporcionada.
Não costumam se contentar com ideias pré concebidas, pesquisando e se aprofundando nos temas que lhes despertam interesse. Para tanto, empreendem esforços na aquisição do conhecimento, seja através do ensino acadêmico, de viagens, histórias, culturas, curiosidades, cursos de especialização ou até mesmo pelo uso extensivo da internet.
Devem se atentar em conter os impulsos de motivação que são criados apenas por ideais de grandeza ou megalomania a ponto de perder contato com a realidade.
A nona casa também está relacionada com publicidade e com as leis, portanto, não raro encontramos nativos com o Sol nesta posição trabalhando em órgão governamentais, sendo editores, fazendo concursos, atuando junto aos tribunais ou sempre propagando informações e conhecimentos úteis. Podem ser mais inconstantes, com maior facilidade para aceitar mudanças de residência, de local de trabalho e de rotina. Enxergam muitas oportunidades de ampliar seu conhecimento em tais processos de mudança.
Como costumam se aprofundar nos estudos ou nos muitos temas que lhe são interessantes, muitas vezes acabam se tornando professores, o que lhes faz muito bem, uma vez que isso possibilita mais ainda a expansão do conhecimento, o enriquecimento cultural e a troca de saberes. Geralmente se interessam por filosofias antigas, astrologia, religião, ética e cultura e muitas vezes saem em busca de algo que faça sentido, de conhecimentos que saiam do ordinário e tragam respostas a perguntas que vêm sendo feitas ao longo dos tempos, tais como: "quem somos nós?", "Quais são os nossos propósitos nessa vida?", "Deus existe? Se sim, o que é Ele?". Estão sempre em busca de questionamentos que tragam visão ampla, que vá além do senso comum.
Os planos são mais futuristas, à frente de seu tempo, muitas vezes são visionários que conseguem antever diversas tendências sem nem saber como e muitos possuem uma mente quase profética. Quando o Sol está aflito, podem se tornar arrogantes e prepotentes, querendo demonstrar certa superioridade intelectual. Quando enveredam por esse caminho, tornam-se pedantes e tendem a julgar os demais, fazendo críticas severas e exageradas.
Quem tem Sol na nona casa pode ainda se tornar acumulador de conhecimentos sem jamais partilhá-los. Assim como podem ser típicos viajantes consumistas que não têm o menor interesse em conhecer a cultura ou em adquirir conhecimentos do lugar que visitam, se contentando apenas em postar fotos nas redes sociais e em fazer compras."
— Atenção!
No seu mapa, o Sol está posicionado nos últimos graus do signo de Câncer. Por este motivo, seu signo faz parte dos chamados "signos intermediários" e talvez possa receber alguma influência de Leão. Isso acontece com pessoas que nasceram durante a transição de um signo para o outro e em alguns casos pode ser que haja uma dupla identificação ou seja notada alguma similaridade com o signo anterior ou posterior, dependendo do grau encontrado. É importante citar que, notar este tipo de influência é algo bastante subjetivo e não deve ser considerado como via de regra.