- hidratação/umectação (se o cabelo estiver sem brilho, armado e ressecado) ▸ glicerina vegetal ou glicerina; bepantol; extratos botânicos; proteína, elastina e colágeno; panthenol; aloe vera; vitaminas; álcools modificados; sacarose e/ou derivados do açúcar; proteína de aveia; proteína de arroz; proteína da seda; proteína hidrolisada da soja; proteína hidrolisada do milho, etc.
- as proteínas potencializam a absorção dos nutrientes hidratantes e nutritivos e ajudam no condicionamento e na hidratação dos fios. existe, também, alguns óleos de ação hidratante.
- nutrição (se o cabelo estiver com frizz e sem balanço) ▸ ceramidas; manteiga de karité; manteiga de murmuru; manteiga de cacau; manteiga de cupuaçu; manteiga de abacate; manteiga de macadâmia; manteiga de tutano; óleo de coco; óleo de oliva; óleo de abacate; óleo de tutano; óleo de argan, etc.
- via de regra, os óleos e manteigas vegetais possuem ação nutritiva, mas existem óleos com ação hidratante, por exemplo.
- reconstrução (se o cabelo estiver poroso, ralo, partindo e quebradiço) ▸ queratina; cisteína; arginina; creatina; colágeno, proteínas e aminoácidos de trigo, etc. / coadjuvantes: proteína hidrolisada do milho, do arroz, da aveia, da seda e da soja.
- um produto com bom potencial reconstrutor deve, via de regra, possuir 2 ou mais dessas substâncias pra funcionar melhor. colágeno e arginina são reconstrutores leves, mas fazem o "papel principal" porque ajudam a reestabelecer a elasticidade e fortalecer os fios. os coadjuvantes potencializam a absorção de nutrientes e condicionam os fios.
jan 26 2017 ∞
jan 26 2017 +