• a vida está acontecendo a seu redor. a vida não está nas respostas de seu organismo. a atenção não pode estar em dois assuntos ao mesmo tempo. ou você vai notar o quanto está se sentindo mal ou vai se concentrar em aproveitar o momento.
  • a maneira que você tem de pensar e se expressar condiciona suas emoções e seu comportamento. se expressa que há ameaças, seu sistema nervoso se ativa e desencadeia a resposta da ansiedade.
  • diante da situação temida, anote como gostaria de enfrentá-la e os pensamentos que poderiam ajudá-lo. não evite pensar nela, apenas aceite-a. ela não é perigosa, só incômoda.
  • cada vez que notar que está atemorizado pelos sintomas, em vez de verbalizar “não aguento mais, estou péssimo, assim não posso continuar, não sairei nunca desse buraco”, diga algo como “que chata, o dia inteiro com um sintoma aqui, outro ali. se você não se importa, vou ler, trabalhar, correr etc., e mais tarde, se tiver vontade, volto a te escutar. agora não é hora”.
  • proponha a si mesmo se transformar em um explorador, um aventureiro. a vida é para ser descoberta, inclusive atravessando emoções desagradáveis. qualquer um que estabeleça um desafio para si mesmo sabe que haverá momentos de alegria e orgulho, e outros de desvanecimento, desilusão, esforço e preocupações.
  • a solução não está em pensar cada vez mais em seu mal-estar. a solução está em recarregar as baterias e fazer o que é incompatível com a resposta de ansiedade: relaxar, pensar de maneira útil, rir muito e desdramatizar mais, descansar, levar uma vida equilibrada, ter amigos e bons momentos para guardar na memória.
  • não tente racionalizar tudo. deixe de pensar mil vezes no que pode acontecer. a vida tem seu ponto de inconsciência. se você quer se superar, terá que correr algum risco, ainda que pequeno. mas a vida está cheia deles. nada acontece se você não participa. e cometa erros. falhar faz parte da aprendizagem. o único que pode se reprimir e censurar é você mesmo, e deve se lembrar o tempo todo que não é obrigado a fazê-lo.
  • aquele que não corre nenhum perigo é aquele que deixou de viver por tudo sempre sob controle. não desanime. acomodar-se e proteger-se não é a solução para sua ansiedade.
aug 17 2020 ∞
nov 11 2020 +