insp.

  • um personagem deve se tornar admirável pela sua tentativa, mais do que pelo seu sucesso
  • é preciso manter em mente o que te cativa como se você fosse parte da público, e não pensar no que é divertido de fazer como escritor. as duas coisas podem ser bem diferentes
  • a definição de um tema é importante, mas você só vai descobrir sobre o que realmente é a sua história, quando chegar ao fim dela. então reescreva
  • era uma vez um/uma________. todo dia,__________. um dia, então__________. por causa disso, ______. por causa disso__________. até que finalmente_______
  • simplifique. tenha foco. combine personagens. não desvie do principal. você sentirá como se estivesse perdendo material valioso, mas ficará mais livre
  • no que os seus personagens são bons e o que os deixa confortáveis? coloque-os no lado oposto a isso. desafie-os. como eles lidarão com essas situações?
  • crie o final antes de saber como será o meio. sério. finais são difíceis, então adiante o seu trabalho
  • termine a sua história e deixe-a, mesmo que não seja perfeita. siga em frente. faça melhor da próxima vez
  • quando você tiver um “branco”, faça uma lista do que não irá acontecer no andamento da história. muitas vezes, é assim que surge a idéia de como continuar ela
  • separe as histórias que você gosta. o que você vê de bom nelas é parte de você. é preciso identificar essas características, antes de usá-las
  • colocar no papel permite que você comece a consertar as falhas. se deixar na sua cabeça até aparecer a idéia perfeita, você nunca compartilhará com ninguém
  • ignore a primeira coisa que vier a sua cabeça. e a segunda, terceira, quarta, quinta – tire o óbvio do caminho. surpreenda a si mesmo
  • dê opiniões aos seus personagens. passivo/maleável pode parecer bom enquanto você escreve, mas é um veneno para o público
  • por que você precisa contar essa história? qual é o combustível que queima dentro dela, e do qual ela se alimenta? esse é o coração da história
  • se você fosse o seu personagem, e estivesse na mesma situação, como você se sentiria? honestidade dá credibilidade para situações inacreditáveis
  • o que está em jogo? nos dê uma razão para nos importarmos com o personagem. o que irá acontecer se ele fracassar? coloque as probabilidades contra o sucesso
  • nenhum material é inútil. se não está funcionando, largue de mão e siga em frente. ele pode ser útil mais tarde
  • você deve saber a diferença entre dar o seu melhor e ser espalhafatoso. histórias são para testar, não para refinar
  • coincidências que coloquem os personagens em problemas são ótimas; as que os colocam fora deles, são trapaça
  • exercício: divida em pedaços um filme que você não gosta, e o reconstrua de forma que ele se torne um bom filme, na sua opinião
  • você deve se identificar com as situações e reações dos seus personagens, e não escrevê-las de qualquer forma. você agiria da mesma maneira que eles?
  • o que é essencial na sua história? qual a forma mais curta de contá-la? se você souber a resposta, pode começar a construí-la a partir daí
jan 15 2017 ∞
jan 15 2017 +