- "A raiva, a depressão e o sofrimento são muito bonitos nos enredos, mas venenosos para o cineasta e o artista. São como torniquetes na criatividade. Se você estiver preso nessa torniquete, vai ser difícil se levantar da cama e mais ainda vivenciar o fluxo de criatividade e ideias. Para criar, é preciso ter clareza. Você tem que ser capaz de pegar as ideias." Sufocante traje de borracha de palhaço, 8
- "Mas se você está preocupado porque 30 minutos depois estará em algum lugar, não há como criar. Por isso, a vida artística implica liberdade; é preciso tempo para que as coisas interessantes possam acontecer. Nem sempre há muito tempo para as outras coisas." A vida da arte, pg. 12
- "Nunca fui muito bom com as palavras. Algumas pessoas são poetas e têm um jeito maravilhoso de se valer das palavras para dizer o que querem. Mas o cinema é uma linguagem singular. Há música. Há os efeitos sonoros. Você tem muitos recursos. E assim pode expressar emoções e pensamentos que não poderiam ser expressos de outro modo. O cinema é um meio mágico." Cinema, pg. 17
- "O filme deve se bastar. É um absurdo o cineasta dizer com palavras o que significa um filme em particular. O mundo do filme é uma criação e às vezes as pessoas gostam de penetrar nesse mundo. Para elas, é um mundo real. E quando essas pessoas descobrem de que forma alguma coisa é feita, ou o seu significado, isso continua na cabeça quando elas assistem ao filme outra vez. E o filme se torna então diferente. Acho válido e muito importante que se conserve esse mundo e não se revelem certas coisas que poderiam estragar a experiência." Interpretação, pg. 19
- "Não precisamos de nada além da obra." Interpretação, pg. 19
- "Só se deve fazer aquilo que se ama; é assim que nos abrimos para o inesperado." O círculo, pg. 21
- "Você tem que se apaixonar pela primeira ideia, por aquela pequena peça. E quando se apaixona por ela, o resto vem com o tempo." Ideias, pg. 24
- "A música tem que casar com a cena e engrandecê-la. Não se pode pegar qualquer uma e achar que vai funcionar, mesmo que seja uma de suas músicas favoritas." Música, pg. 45
- "O artista precisa entender o conflito e o estresse. Essas coisas lhe instigam ideias. Mas garanto que estresse demais imobiliza a criatividade. (...) Podemos entender o conflito, sem necessariamente viver dentro dele." Sofrimento, pg. 101
- "Não faço ideia do que sejam." A caixa e a chave, pg. 123
- "Gosto de Hitchcock. Janela Indiscreta me deixa doido; no bom sentido, é claro. Há tanto aconchego em James Stewart naquela sala, uma sala tão incrível, e as pessoas que nela entram - Grace Kelly, por exemplo, e Thelma Ritter -, e é tão fantástico que todos estejam em meio a um mistério que se desenrola fora de suas janelas. É pura magia; todos que o assistem sentem isso. É tão bom voltar no tempo e visitar aquele lugar." Heróis do cinema, pg. 141
- "(...) acho que se deve ver o filme inteiro, de preferência num lugar tranquilo, em tela grande e, se for possível, com um bom sistema de som. Assim, pode-se entrar naquele mundo e vivê-lo." Comentário do diretor, pg. 155
sep 28 2015 ∞
nov 7 2016 +