|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12; Espaço 1,5 (exceto Abstract/Resumo, Figuras e Tabelas); Margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm); As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso. Deve-se evitar o uso de abreviações não-consagradas; Escrever por extenso os números de zero a nove (não os maiores), a menos que sejam acompanhados de unidade de medida; Os parágrafos devem ter o mesmo tamanho de letra e fonte, e devem estar justificados; Sempre citar as fontes de pesquisa ao longo dos parágrafos e colocar a lista de todas as referências bibliográficas ao final do trabalho.
Exemplo de Citação:
Utiliza-se a citação “Autor-ano” descrito nas normas da ABNT. A citação varia conforme o número de autores:
Segundo Ribeiro e Aguiar (2000) ou (RIBEIRO; AGUIAR, 2000)
Exemplo de livro citado na lista de referência bibliográfica:
Livro no todo:
Autor(es) do livro. Título. Edição (a partir da 2a). Local de publicação: Editora; Ano de publicação. Paginação da parte referenciada (quando couber).
Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes.[S.I.: s.n.]
GUYTON A.C.; HALL J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 345-347.
Essas são algumas das regras da ABNT, de forma resumida para demonstrar um pouco do necessário na construção de textos acadêmicos. Continue pesquisando, praticando e aplicando as normas da ABNT nos seus textos!