|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
As ligas acadêmicas são projetos que reúnem estudantes, docentes e profissionais que visam ampliar o conhecimento, a produção científica e o contato com a comunidade em geral. Pelo fato das ligas serem constituídas de integrantes que estão ligados à universidade e que são agentes atuantes na disseminação de conhecimentos, a criação de uma liga acadêmica de botânica é capaz de criar interesses referentes ao grupo das plantas.
A LABOTAN foi semeada no dia 21 de Fevereiro de 2021, por alunos de Biologia da UEM, que carregavam o amor pela botânica em seu sangue. Em vez de sangue, corria seiva em suas veias. A Liga Acadêmica de Botânica da UEM é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, não vinculada a partidos políticos, e sem fins religiosos.
O principal intuito da liga é acabar com a cegueira botânica presente em nossa sociedade, visando o ensino e a divulgação científica, para os discentes, membros e para a comunidade em geral!
Um de nossos principais objetivos é o desenvolvimento de pesquisas científicas e trabalhos de extensão, como cursos, palestras, oficinas, simpósios, ministrados por professores e profissionais relacionados de algum modo ao tema, a fim de fomentar a sensibilização e o apreço do público e de seus integrantes a respeito da área da botânica, sempre primando pela tríade do ensino, pesquisa e extensão.
Ao longo de mais de dois anos da liga, organizamos palestras, minicursos e eventos com professores relacionados a botânica e áreas afins. No ano de 2022, a professora Dra. Marcela Thadeo, nossa coordenadora do projeto, ministrou uma palestra acerca da Cegueira Botânica. A professora Dra. Greta Aline Dettke ministrou uma palestra sobre o Maravilhoso Mundo dos Grãos de Pólen, e a professora Dra. Maria Aparecida Sert apresentou sobre x. Esteve presente o nosso presidente, o Isaías, em uma das expedições do Laboratório de Vegetação Ripária, do Nupélia/UEM, ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, participando do levantamento fitossociológico relacionado ao plano de manejo do parque. A professora Dra. Fernanda (sobrenome, esqueci k) ministrou um minicurso sobre montagem de Slides e Pôster Científicos, atendendo além de alunos da Biologia! Membros da LABOTAN também participaram da Mostra do SOS Riachos, do Nupélia/UEM, na Expoingá de 2022, sobre o reconhecimento de espécies nativas no local.
A LABOTAN-UEM está vinculada ao Departamento de Biologia (DBI- UEM), atualmente com encontros semanais no bloco G80, sala 121. A coordenadora do projeto de extensão é a professora Dra. Marcela Thadeo e a coordenadora adjunta é a Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, ambas do DBI e da área da botânica.
Como toda liga acadêmica, a LABOTAN tem uma diretoria dividida em cargos. O presidente, Isaías Mateus de Carvalho, conduz as ações propostas e concordadas pela Liga, as discussões, as reuniões científicas e quaisquer atividades relacionadas à Liga, e representa oficialmente a LABOTAN. A secretária, Giulia Magalhães Carvalho, exerce as funções das atividades referentes ao calendário de estudos da liga, e trata de atas e documentos, e é ela quem representa a liga na ausência do presidente. A diretora de financeiro, Íris Francine Guimarães Moura, administra o patrimônio da LABOTAN, e é responsável pela gestão financeira da Liga. A diretoria de práticas de campo e extensão é conjunta com a diretoria de pesquisa e trabalhos científicos, sendo as responsáveis Giovanna Caratapatti de Moraes e Natália Alves França. Anna Julya Mota e Nayara Bueno são as diretoras de comunicação, as quais zelam pela imagem da LABOTAN e administram os canais de comunicação da mesma. A gestão de pessoas é coordenada pela Katharina Tanaka, a qual é responsável pelo conjunto de práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com os membros da liga, incluindo recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, informar os valores seguidos pela liga, monitoramento de presença, entre outras funções.
A liga cresceu, se desenvolveu e floresceu, hoje contamos com 21 membros de diversos cursos (Ciências Biológicas, Agronomia, Biomedicina, Farmácia, Zooctecnia). Como as flores de um jardim, a LABOTAN é uma liga diversa!