• G-EGG D Team - Jelousy

Me deparei com uns grupos cantando em japonês um estilo musical como o kpop, eram 4 times parte de um projeto que une idols/ trainees japoneses e coreanos. O grupo que me chamou atenção foi uma romântica meio triste meio EDM, tal como alguns grupos antigos coreanos (TVXQ, Infinite Shinhwa, MBLAQ, Beast, 2PM, Shinee...). Isso me atentou para um padrão meu que eu ja tinha notado, mas agora vou fazer um levantamento/ rastreamento/ registro dele.

  • TVXQ tem muitos elementos do hiphop e rock japonês/ romântico.
  • O Infinite é como se fosse o Limão com Mel do Kpop, porque trazem o violino e instrumentos de banda na maioria das músicas, misturando alguns elementos eletrônicos (sintetizadores, sons distorcidos, dubstep) para as músicas.
  • O MBLAQ traz mais elementos latinos (violão)
  • 2PM é o R&B sexy

Aparentemente meu gosto musical, apesar de variado, sempre se reconforta com a balada, o R&B, coming of age songs (tanto na roupagem eletrônica como na de banda/rock). Eu vou resumir em gênero musical japonês, não a toa é uma sonoridade que guiou os grupos coreanos no inicio da ascensão e que ainda faz muito sucesso no país e na Coreia, toda vez que surge uma música ou grupo com essa estética.

No fim das contas são todas baladas, com roupagens que combinam com a época em que a música foi lançada. Em 2002-2006 o new jack swing, R&B americano, oldschool hip hop e rock. Em 2013-2015 a tendência era incorporar o dubstep e outras batidas eletrônicos europeias junto do R&B e hip hop ainda presentes. Hoje todos os elementos anteriores permanecem só que mais sofisticado e envolvendo outros elementos do hiphop como o trap, do eletrônico como o deephouse, reggaeton ou moombahton, e city pop ou nu disco...

Apesar de remeter a balada, nem sempre são musicas lentas ou calmas, as vezes são bem carregadas no instrumental e as vezes bem limpas. Eu tenho que fazer uma playlist dessas músicas. O que esses gêneros tem em comum é o sentimento que despertam. É performático, dramático, épico, de trilha sonora.

Recentemente o NCT 127 fez um comeback com Favorite (Vampire) que trouxe essa proposta romântica OG com uma roupagem da 4 geração do kpop + a identidade do próprio grupo. Foi um casamento perfeito.

O TXT trouxe a proposta coming of age com as músicas do album The Chaos Chapter: Freeze.

Lembrando do ONF que tem uma instrumental antiga, mas atualizada para o que significa o kpop atualmente.

dec 27 2021 ∞
oct 12 2023 +