► ep.3
- irlandeses pagavam soldados para lutar contra os ingleses nos séculos XV e XVI, os mais eficientes eram conhecidos como gallowglasses, ("gallogly", estrangeiros jovens), mercenários da Escócia, descendentes de vikings. bem equipados militarmente, desciam à Irlanda para serem as tropas de choque dos senhores da Irlanda medieval.
- irlandesas tinham gallowglasses como parte de seus dotes, então, se uma mulher se casasse, ela poderia levar soldados mercenários com ela, e na lei irlandesa uma mulher poderia controlar seu dote. isso significa que se ela quisesse ter 100 mercenários ao seu dispor, ela teria, inclusive seria importante para o marido, e também para ela, pois isso significava que ela não seria trocada.
- suas armaduras eram feitas de 30.000 elos de correntes.
- a maioria dos aristocratas do reino da Irlanda, ingleses ou irlandeses, se mantiveram católicos, um dos problemas de Elizabeth I, que tentou forçadamente fazê-los abraçar o protestantismo, mas, ressentidos, irlandeses resistiram à reforma anyway, o que os mantinha em desacordo com a coroa. no final do século XVII, todas essas famílias tiveram suas terras e riquezas confiscadas.
nov 3 2016 ∞
may 4 2023 +