- (!) lembrar: couve, alho, salsinha e coentro, tomate, feijão-vagem;
módulo 01
- Em relação ao cultivo de hortaliças, por se tratar de plantas de curto ciclo, a necessidade de irrigação é constante, variando conforme a idade das plantas. Durante a fase de produção de mudas, a irrigação deve ser realizada diariamente, utilizando pouca água e uma frequência maior, de duas a três vezes por dia. À medida que as plantas vão se desenvolvendo, a irrigação deve ser diminuída em frequência e aumentada em volume, podendo-se irrigar as plantas jovens uma vez ao dia, e plantas adultas de três a quatro vezes por semana. Cabe salientar que as condições de temperatura, mencionadas anteriormente, devem ser levadas em consideração.
- Dica importante: para plantas cultivadas em vasos (que devem ter furos na parte de baixo para escoar a água), a quantidade de água que se deve colocar por vez deve ser suficiente para encharcar o vaso e começar a escorrer pelos furos. Quando começar a escorrer, deve-se parar de irrigar, para evitar o desperdício de água.
- Neste contexto, temos as plantas divididas em plantas de dias longos, plantas de dias curtos e as neutras. As plantas de dias longos precisam de um maior tempo de exposição para seu desenvolvimento, as de dias curtos precisam de menos horas de luz, enquanto que as neutras desenvolvem-se bem em qualquer condição. A cebola e o alho são exemplos de plantas de dias longos, que precisam em média, de 10 a 12 horas de luz para a produção. As hortaliças folhosas, em geral, as pimentas e os pimentões, precisam de cerca de 5 horas de luz para a produção, sendo consideradas plantas de dias curtos, e o tomate e o quiabo podem ser considerados como plantas neutras.
- Para hortas caseiras o ideal é que o local escolhido tenha pelo menos 4 ou 5 horas de incidência de luz por dia.
módulo 02 - produção de hortaliças
- Dentre algumas metodologias utilizadas, um antiga, baseada nas partes utilizadas para alimentação humana e de valor econômico, vem sendo utilizada pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Ceasas), classificando as hortaliças em três grupos:
Hortaliças tuberosas: são aquelas em que as partes comestíveis desenvolvem-se dentro do solo, sendo divididas em: tubérculos (batata e cará), rizomas (inhame e gengibre), bulbos (cebola e alho) e raízes (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa). Hortaliças herbáceas: são aquelas cujas partes comestíveis encontram-se acima do solo, como as folhosas (alface, taioba, repolho, espinafre, almeirão, rúcula, dentre outras), os talos e hastes (aspargo, funcho, aipo), as flores e inflorescências (couve-flor, brócolis, alcachofra). Hortaliças-fruto: são aquelas em que a parte comestível é o fruto, podendo este ser consumido verde ou maduro, todo ou em parte, como a melancia, o pimentão, o quiabo, a ervilha, o tomate, o jiló, a berinjela e a abóbora, por exemplo.
- Recipientes que podem ser usados como vasos: canos de PVC cortados ao meio,garrafa pet e recipientes plásticos em geral. Recipientes de materiais de limpeza devem ser muito bem limpos para retirar todo o resíduo, antes de serem utilizados, pneus, baldes e bacias, latas (desde que não estejam enferrujadas), suportes prontos, como jardineiras, vasos suspensos, etc. lembrar que eles devem ter de 15 a 20 cm de profundidade
- para preparar a terra precisa: 4 porções terra de barranco, adubo (adubo 100termofosfatado mais 100gcalcário) e 2 porções de composto orgânico (ou tu puedes comprar feito)
- Quando a opção for pela utilização de mudas para o plantio, temos duas alternativas – comprar as mudas prontas ou prepará-las em casa. Optando-se pela compra, lembre-se da importância de comprar mudas sadias, sem sinais de apodrecimento ou amarelecimento. Para produzir em casa, você vai precisar de bandejas multicelulares ou copinhos de plástico ou iogurte, por exemplo, que seriam descartados (lembrando-se de furá-los em baixo). Vai precisar também de um substrato para a produção de mudas de hortaliças ou da terra adubada que sugerimos na sessão anterior. Quando as plântulas apresentarem de três a quatro folhas definitivas, devem ser transplantadas para o recipiente onde será produzida. E lembre-se de produzir as mudas com antecedência para assegurar que sempre se tenha plantas para serem transplantadas. Mas pense sempre que não é bom plantar a mesma hortaliça duas vezes seguidas no mesmo vaso ou canteiro, pois pode contribuir para o aparecimento de doenças.
- tabela do tempo de plantio de hortaliças
- O termo "hortaliça feia" vem sendo usado em vários países com mercados muito exigentes quanto à aparência, para se referir àquelas hortaliças que apresentam tamanho, formato ou cor diferente do padrão estético exigido pelo mercado. No entanto, uma aparência fora dos padrões estabelecidos não compromete o sabor e o valor nutricional desses alimentos que podem ser consumidos sem oferecer riscos à saúde da população.
módulo 3
- Considera-se ‘praga’ qualquer organismo vivo (insetos, fungos, bactérias, vírus, nematóides, plantas espontâneas e outros) que, em determinadas condições, alcance população elevada e afete um determinado cultivo, de forma direta ou indireta, causando danos a sua horta.
- Alguns são preparados exclusivamente com sabão, enquanto que em outros recomenda-se a associação com querosene. De modo geral não apresentam restrições, porém após seu emprego aconselha-se respeitar um intervalo de aproximadamente duas semanas para se proceder à colheita. Dissolver 100 g de sabão neutro em meio litro de água quente. Para a aplicação, dilua novamente o preparado em 9,5 litros de água. Pode ser utilizado no controle de tripes, pulgões, cochonilhas e lagartas.
- calda de cebola: Colocar 500 g de cebola picada em cinco litros de água. Curtir por 10 dias. Coar e colocar meio litro em 1,5 litros de água para aplicar na forma de pulverizações. Age como repelente para pulgões, lagartas e vaquinhas.
módulo 4
- A classificação dos alimentos é feita em função dos seus componentes, os nutrientes, constituintes dos alimentos responsáveis pelo fornecimento de energia, formação dos tecidos e manutenção do nosso organismo. Os nutrientes são os carboidratos (açúcares), proteínas, lipídeos (gorduras), vitaminas, minerais e água.
- Os alimentos também podem ser construtores, como as carnes, ovos, frango, peixes, laticínios, leguminosas e cereais, sendo responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do organismo. O terceiro grupo é o dos reguladores, importantes para o bom funcionamento do organismo, o crescimento e a prevenção de doenças; neste grupo são encontradas as frutas e hortaliças.
- Conforme as recomendações da Associação Americana do Coração (AHA), uma dieta saudável deve conter uma variedade de alimentos nutritivos de todos os grupos, como hortaliças, frutas, grãos integrais, laticínios desnatados ou semidesnatados, peixes e carnes magras. Por outro lado, ela deve ser pobre em alimentos ricos em ácidos graxos saturados (gordura animal) e trans (gordura hidrogenada), colesterol, sal e açúcar.
- As hortaliças são pobres em calorias e ricas em água, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, substâncias bioativas que auxiliam na redução do risco de doenças como o câncer e doenças do coração. A ingestão recomendada é de pelo menos três porções diárias. Uma porção corresponde a 80 g ou a uma unidade ou fatia ou meio copo de suco concentrado ou uma xícara de folhas cruas picadas.
- Em geral os saneantes para hortaliças são à base de cloro, o mesmo ingrediente usado na água sanitária. Mas atenção, somente use água sanitária quando no rótulo constar Composição: hipoclorito de sódio e água. Isso indica que o produto não contém nenhum corante ou aditivo, cujo uso não seja permitido em alimentos.
- hortaliça não é só salada , como comprar, conservar e consumir
- suco de hostaliça lembrar que posso cortar o melão e congelar para fazer suco depois!