introdução

  • OO1 | como começar a estudar cinema?
  • O12 | escolhendo uma carreira profisional
  • O35 | guia essencial de leituras
  • O49 | produção de conteúdo e marketing
  • O69 | guia essencial de leituras II

aulas técnicas

  • OO8 | o que é decupagem?
  • O13 | plano cinematográfico: princípios de composição
  • O15 | os enquadramentos cinematográficos
  • O20 | os movimentos da câmera I
  • O21 | os movimentos da câmera II
  • O26 | os ângulos da câmera I
  • O27 | os ângulos da câmera II
  • O32 | produzindo o seu primeiro curta-metragem
  • O36 | montagem na prática: funções básicas
  • O41 | como funciona uma câmera?
  • O45 | as lentes da câmera I
  • O48 | as lentes da câmera II
  • O54 | introdução à iluminação
  • O58 | o som no cinema
  • O59 | propriedades do som e captação de áudio
  • O65 | introdução à correção de cor e color grading
  • O66 | correção de cor na prática

linguagem cinematográfica

  • OO2 | os elementos expressivos do cinema
  • OO4 | a unidade estilística de um filme
  • OO7 | a evolução da linguagem cinematográfica
  • OO9 | a montagem no cinema
  • O24 | como o diretor define uma unidade estilística?
  • O30 | a importância da forma cinematográfica
  • O34 | o que torna uma unidade estilística ruim?
  • O42 | as duas versões de psicose
  • O44 | a trilogia da morte de gus van sant
  • O51 | a moral de um filme
  • O53 | o realismo no cinema contemporâneo

desenvolvimento de roteiro

  • OO5 | o roteiro cinematográfico
  • O14 | desenvolvimento de roteiro I: da ideia ao argumento
  • O16 | as tramas de uma narrativa
  • O17 | desenvolvimento de roteiro II: do argumento ao roteiro
  • O28 | desenvolvimento de roteiro III: o processo criativo
  • O4O | desenvolvimento de roteiro IV: kit scenarist
  • O43 | desenvolvimento de roteiro V: escrevendo um roteiro no kit scenarist

cinema experimental

  • O1O | cinema experimental: uma introdução
  • O18 | o que é videoarte?
  • O39 | o cinema de jean-luc godard

cinema de terror

  • O11 | as origens do cinema de terror
  • O23 | o cinema de terror clássico
  • O38 | terror dos anos 50: filmes de monstros

cinema novo brasileiro

  • O19 | o início do cinema novo brasileiro
  • O22 | o ápice do cinema novo brasileiro
  • O25 | o fim do cinema novo brasileiro

cinema marginal brasileiro

  • O60 | cinema marginal brasileiro: contexto inicial
  • O61 | a identidade do cinema marginal brasileiro
  • O62 | o cinema de rogério sganzerla
  • O64 | o ápice do cinema marginal

documentário

  • O37 | o que é um filme-ensaio?
  • O47 | introdução ao documentário
  • O56 | as origens do documentário

história do cinema

  • OO3 | as origens do cinema
  • OO6 | o cinema de D. W. Griffith
  • O46 | o blockbuster moderno
  • O57 | o cinema moderno norte-americano

nouvelle vague francesa

  • O29 | a nouvelle vague francesa - contexto inicial
  • O31 | a nouvelle vague francesa - o ápice do movimento
  • O33 | um outro lado da nouvelle vague

neorrealismo italiano

  • O5O | o início do neorrealismo italiano
  • O52 | o ápice do neorrealismo italiano
  • O55 | o fim do neorrealismo italiano

nova hollywood

  • O68 | o início da nova hollywood

análise de filmes

  • O63 | apocalypse now: entre o realismo e o espetacular
may 14 2020 ∞
jun 4 2021 +