user image

she/her · 90's · sad & brazilian · chronically online · fujoshi · infp · chaotic neutral · lesbian ace · agnostic atheist || ☆*:. ❝nobody likes being alone that much. i don't go out of my way to make friends, that's all. it just leads to disappointment❞ — norwegian wood • haruki murakami ☆*:. || pocket camp id: 47193650090 | (pt-br)

bookmarks:
fefa 2024 (movies)
petra media.
mei literatura
love media consumption (december '24)
rose knit & crochet (december 2024)
list icon

🏷 tagsˎˊ- chick lit, slice of life

⚠️ trigger warningsˎˊ- transfobia

💡 li porque... as cores primárias super vibrantes na capa atraíram a atenção dos meus dois neurônios, apesar de não curtir modelos nas capas.

👍 gostei! ˎˊ- de desmitificar proust, apresentando-o a novos leitores. a primeira vez que ouvi falar desse senhor foi em 'little miss sunshine', e desde então, vislumbro-o como um autor inacessível e dificílimo, posto ser objeto de estudos acadêmicos (risos)! por conta dessa imagem que forjei, reforçada por uma leitura nada proveitosa das primeiras páginas de 'o caminho de swann', acabei por considerar a obra deste escritor 'muita areia para meu caminhãozinho'. mas 'clara...' se apresenta como uma carta de amor a 'em busca do tempo perdido', sendo impossível não me interessar um pouquinho pelo objeto de tamanha afeição. confesso que me identifiquei com a protagonista sendo chatérrima ao falar apaixonadamente sobre seus livros favoritos para qualquer incauto ao seu alcance... haha e, para ser sincera, estou pensando em dar uma chance para proust. curti, também, a divisão da trama em partes distintas. serviu conceito. inicia-se com vinhetas, apresentando a rotina que se desenrola ao redor de uma clara apartada de si: o salão, a patroa, os colegas, os clientes, o namorado, os pais. são recortes, fragmentos, observações que não fazem sentido enquanto uma narrativa maior, com início, meio e fim. algo assim. quando a personagem começa a desbravar proust e se redescobrir, o texto se transforma em uma jornada de autodescoberta, com itinerário definido, e clara assume seu lugar de protagonista.

👎 desgostei ˎˊ- da narrativa fazer questão de sugerir, em vários momentos, que a claudie 'não é mulher de verdade'. apesar de entender que se trata da perspectiva (limitadíssima) da clara (mesmo o texto se apresentando em terceira pessoa), achei que faltou um cuidado ao abordar a personagem (que, inclusive, é mero trampolim para a protagonista). pode não agradar pessoas mais sensíveis a questão. também me incomoda que se coloque os leitores de textos clássicos a um pedestal, como fossem intelectualmente superiores aos leitores de outros livros, de outras épocas, com outras propostas... sei lá. preguiça dessas ideias aí.

⭐️ avaliaçãoˎˊ- ★★★☆☆ (fine). fofo. okayzinho. sendo sincera, cogitei duas estrelas e meia, mas penso que seria desonesto de minha parte, posto que essa leitura me entreteve, afinal de contas. a escrita não se destaca, mas não incomoda. ágil, agradável. leitores mais ávidos conseguem finalizar em uma sentada.

📒 leria outra vez? ˎˊ- não.

🤔 recomendo? ˎˊ- para quem precisa curar uma ressaca literária.

marcações ➺

apr 11 2023 ∞
apr 24 2023 +