main | ongoing | archive | private |
🏷 tagsˎˊ- ficção especulativa; fantasia; coming-of-age; psicológico
⚠️ trigger warningsˎˊ- ideação suicida
💡 li porque... tomei contato com releases em perfis literários na época do lançamento pela morro branco, e estive enrolando para ler deste então. comecei em 2021, larguei, e terminei agora.
👍 gostei! ˎˊ- do mistério em volta de farit kozhennikov e do instituto de tecnologia especiais, que vai se desvelando aos poucos. da forma incomum pela qual trabalha o tropo 'escola de magia'. da conexão entre o aprendizado da magia e o desenvolvimento biológico/psicológico da protagonista, como se fosse uma metáfora sobre amadurecer e entender-se no mundo, e do modo como ambos os processos são desafiadores e dolorosos para a garota. dos signos sexuais muitas vezes evocados nessa jornada. dos relacionamentos que são apresentados de forma cuidadosa, sem recair em idealizações bobas. da ambientação de torpa e do apelo aos sentidos. do uso consciente das palavras. de sasha, portnov e sterkh, especialmente.
👎 desgostei ˎˊ- de saber que existe uma continuação, pois (imho) a conclusão foi satisfatória. ambígua, talvez? sim, mas não vejo outra forma de concluir um texto desse tipo. além disso, as capas não conversam entre si, e isso me incomoda enquanto pessoa esteticamente noiada. acho que, por enquanto, dispensarei.
⭐️ avaliaçãoˎˊ- uma obra prima, s-class. e se você não gostou, é porque não entendeu. brincadeira. hahah ele não é complicado como algumas resenhas fazem pensar, e muitas vezes não é nada sutil... enfim, é um livro que reverbera no leitor. acho que os autores foram competentes em escrever o que se desafiaram a escrever. e saber, ao final, que a jornada de sasha foi uma especíe de presente para filha do casal, então adolescente, fez-me amar este livro ainda mais. uma pena que o fandom é pequenino (inexistente) e nunca vou encontrar as fanfics portnov/sasha e portnov/sterkh das quais preciso.
💛 momentos marcantes ˎˊ- quando kostya e sasha tentaram (aquelas anchovas, aquele lençol amarrotado e as moedas no chão); quando sasha abriu o fragmento número 100; quando sasha se atirou do trem em movimento; quando sasha manifestou aquela entidade e a queimou; quando sasha viu portnov pela primeira vez.
🐥 triviaˎˊ- por alguma razão, imaginei a lisa pavlenko com o mesmo hairstyle da lisa manoban no debut do blackpink. na verdade, imaginei a própria lalisa. hahah portnov é o nanami de jujutsu kaizen, mas com um rabo de cavalo. a imagem da sasha se alterou em minha cabeça no decorrer da leitura. é isso, achei importante pontuar. magia do kalafina tocando em looping no meu spotify mental.
📒 leria outra vez? ˎˊ- sim, talvez... não fossem tantos livros novos para descobrir! hahah
🤔 recomendo? ˎˊ- para quem curte propostas diferenciadas.
marcações ➺